Cuidados Contra o Câncer de Mama

Dicas para a Prevenção do Câncer de Mama

Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido pela campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. Só quem já perdeu alguém para essa doença sabe o quando é doloroso viver isso. Então é muito importante falar, divulgar e tratar desse assunto.

 

Muito bem, as descobertas científicas no ramo da medicina já mostraram inúmeros fatores que facilitam o surgimento do câncer de mama, mas nem todos eles são conhecidos pela maioria das pessoas. Para ajudar na conscientização e prevenção da doença, nós separamos 3 tipos de ativos que são bastantes utilizados em cosméticos e devem ser evitados a todo custo:

Ativos utilizados em cosméticos que podem contribuir para o desenvolvimento do Câncer de Mama:

1 – Parabenos.

Câncer de Mama - Parabenos

Esta é uma substância comumente usada como conservante em cosméticos e produtos de higiene pessoal. Seu uso tem objetivo de prevenir a formação de bactérias e fungos, evitando assim a contaminação do produto. Mas, em algumas pessoas sensíveis, ela pode ocasionar alergia, inflamação da tireoide e até mesmo câncer.

“Em 1998, foi descoberto que os parabenos possuem a estrutura química parecida com a do hormônio estrogênio. Quando aplicamos um cosmético que possua parabenos, ele é absorvido pela pele e vai para as glândulas. Logo após, para a corrente sanguínea, sendo interpretado pelo nosso sistema endócrino como estrogênio. O excesso de estrogênio no organismo pode gerar problemas como: baixa libido, depressão, ansiedade, retenção de líquidos e, consequentemente, inchaço; falta de concentração e até câncer de útero e de mama”, explica a dermatologista Bianca Stella Gastaldi.

“Não é indicado principalmente para gestantes, pois pode ocasionar a má formação do bebê”, acrescenta a médica.

2 – Formol ou ativos da família formoldeído.

Câncer de mama - Formol

Por menor que seja a quantidade, esse composto químico têm um poder muito destrutivo. São inúmeros relatos de pessoas que tiveram sérios problemas de saúde no couro cabeludo, pele e aparelho respiratório, chegando a desenvolver câncer. Eu sei que muitas mulheres tem vontade de alisar o cabelo, e acabam preferindo os resultados do formol, mas talvez elas não saibam que as consequências podem ser catastróficas e até mortais. Será que vale a pena mesmo correr esse risco, mesmo com tantas opções seguras no mercado?

Agora, vamos parar para pensar no profissional cabeleireiro que faz alisamentos com produtos que contém formol. Ele está fazendo isso pois precisa do dinheiro, afinal se ele não fizer, corre o risco de perder a cliente. Agora, já imaginou a quantidade de formol que esse profissional respira todos os dias? As chances dessa pessoa desenvolver um câncer são muito maiores. Portanto ao abandonar o formol, você está fazendo um bem não só para você, mas para os outros também.

3 – Radicais livres

Câncer de Mama - Radicais Livres

Radicais livres são átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, falta em sua estrutura química um elétron. Por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para ‘roubar’ elétrons e assim se tornarem estáveis. Essas moléculas atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia, que pode causar vários danos ao organismo.

Devido à presença de elétrons desemparelhados, os radicais livres são altamente reativos e podem participar de reações colaterais indesejáveis, resultando em danos celulares. Muitas formas de câncer, por exemplo, são consideradas resultado de reações entre radicais livres e DNA. Resultando em mutações que podem afetar negativamente o ciclo celular e, potencialmente, levar à malignidade.

Além disto, os radicais livres promovem o processo de envelhecimento e estão relacionados com doenças cardíacas, com o Mal de Parkinson e de Alzheimer.

Alguns produtos, como, por exemplo, os protetores solares, contêm substâncias químicas que aumentam a produção de radicais livres. É interessante ficar atenta a ingredientes com denominações (em inglês): avobenzone, benzofenona, ethoxycinnamate e PABA.

Lutando contra o Câncer de Mama

Câncer de mama - Campanha

Na prevenção contra o câncer de mama, além de prestar muita atenção aos ativos presentes nos cosméticos que usamos, é sempre necessário fazer o autoexame padrão. É muito simples de fazer e você vai dar conta rapidinho, por isso nunca deixe para fazer mais tarde. Apenas siga os passos descritos na imagem abaixo.

Câncer de mama - Autoexame

Nós aqui na Cosmezi Itália, engajados nessa luta, contamos com um rigoroso controle no desenvolvimento de nossos produtos que estão livres desses ativos nocivo à saúde e que podem provocar o câncer. Por isso, você e sua família podem usar nossos produtos tendo a certeza do cuidado que temos ao desenvolver cada um deles.

Nesse mês tão especial, preparamos uma promoção que toda a família poderá aproveitar! 30% de desconto em todos os nossos Shampoos e Condicionadores de Litro, ou seja, dá pra toda a família usar, e o melhor, eles são à base do Caviar Puro Europeu. Não fique fora dessa!

Câncer de mama - Shampoo

Câncer de mama - Condicionador

Anterior Dicas de Como Cuidar dos Cabelos Loiros!
Próximo Cronograma Caviar Recupera até Corte Químico

Nenhum comentário

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *