Como evitar manchas na pele


manchas-destaque

As manchas na pele são uma situação incômoda que afetam homens e mulheres de maneira geral. Elas são causadas por inúmeros fatores, sendo os mais comuns a exposição excessiva ao sol, alterações hormonais, uso de medicamentos, entre outros.  Isso acontece porque, no caso dos raios solares, eles estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e atuam diretamente sobre os melanócitos que são os responsáveis por originar às manchas no rosto.

Os tipos de manchas mais comuns são o melasma e as manchas de sol. Cada uma delas possui algumas particularidades e sua incidência pode ocorrer mais em mulheres, já que os fatores hormonais acabam afetando muito mais do que nos homens. Importante ressaltar que independente disso, os cuidados e prevenções precisam ser iguais, pois ninguém está mais ou menos propenso a desenvolver câncer de pele.

Porque as manchas aparecem na pele

O primeiro ponto a ser esclarecido é que existe uma predisposição maior de aparecimento de manchas em pessoas mais morenas ou que já possuam histórico familiar. Os dermatologistas afirmam que quando isso acontece, os cuidados precisam ser redobrados, já que não existe cura caso elas apareçam.

Basicamente, as manchas aparecem por falta de proteção ao se expor ao sol ou calor excessivo. Isso ativa a produção de melanina que começa a proteger a pele escurecendo-a quanto ao fator de calor a que está exposta. Se formos dividir os dois tipos de manchas mais comuns, existem algumas variações que precisam ser consideradas.

Melasma

O melasma é caracterizado como uma mancha escura que surge apenas no rosto, próximo às maçãs do rosto e testa. Normalmente elas aparecem na gravidez ou menopausa quando a mulher sofre alterações hormonais de forma mais intensa. Sendo assim, essas mudanças irritam os melanócitos que deixam a área mais escura e costumam piorar muito quando a pessoa fica muito exposta ao sol.

Manchas de sol

manchas-na-pele-sol

Esse tipo de mancha pode afetar qualquer pessoa e são causadas pelo sol quando há exposição sem algum fator de proteção. As partes do corpo mais afetadas são mãos, braços, rosto e pescoço e apesar de aparecerem em pessoas com mais de 40 anos, nada impede que indivíduos mais novos desenvolvam o problema.

Como evitar o aparecimento das manchas

Em primeiro lugar, é importante consultar um dermatologista para que ele identifique seu tipo de pele e passe as orientações adequadas a você. O que funciona muito bem para um pode fazer o que chamamos de efeito rebote e piorar uma situação já existente ou em que há certa predisposição.

Porém há consenso quanto a alguns cuidados básicos que devem ser ensinados desde a infância e que precisam fazer parte da rotina de cuidados de qualquer pessoa. Abaixo listamos quais são eles:

  • Uso rigoroso de protetor solar;
  • Evitar ficar no sol por muito tempo;
  • Resfriar a pele sempre que exposto a fontes de calor excessiva;
  • Utilizar proteções físicas como chapéu e guarda-sol;
  • Usar comprimidos antioxidantes à base de Polypodium leucotonos ou picnogenol, que ajudam o corpo a combater o efeito nocivo dos radicais livres.

Já tenho manchas, e agora?

Pode ser que você já possua alguma mancha na pele e não sabe o que fazer para tratar. Reforçando o que dissemos antes, é importante consultar um médico para uma análise mais profunda do problema. Porém é possível usar um clareador facial para amenizar a tonalidade das manchas e até mesmo uma esfoliação que consegue tirar as que são mais claras e superficiais.

A indicação é que esses procedimentos sejam feitos de duas em duas semanas para não agredir a pele e causar inflamação da pele por atrito ou calor. Investigue também se as manchas não podem ser um indicativo de câncer de pele e faça o acompanhamento periódico com seu médico.

Para ajudar as mulheres que sofrem com melasma, a Cosmezi desenvolveu o Kit Ritratti que atua na suavização das manchas e renova a produção celular para que com o uso contínuo, sua pele fique muito mais clara e uniforme. Ele é composto por três produtos poderosos, que possuem origem vegetal e não são testados em animais: o tônico para limpeza facial, esfoliante enzimático vegetal e o blend hidratante. Conheça as opções e comece a tratar suas manchas.

Anterior Progressiva de chuveiro: como alisar o cabelo no banho de forma simples
This is the most recent story.

Nenhum comentário

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *