5 cuidados básicos para ter uma barba de respeito


barba-de-respeito-destaque

Quem cultiva a sua barba sabe que não é de qualquer jeito que se consegue mantê-la num comprimento adequado e com os fios hidratados e alinhados. É quase uma religião os cuidados com a barba e é muito importante criar uma rotina diária para que ela não fique opaca e sem vida, além de evitar incômodos como caspa e até mesmo cheiro ruim.

Para evitar que esse tipo de problema se instale, saber como cuidar dela é um grande passo para os homens em geral, porque o mais fácil mesmo é raspar cada mínimo pelo que aparece no rosto desde muito cedo. Isso se tornou comum porque durante muito tempo, ter uma barba cheia e volumosa era sinal de relaxo, porém os tempos são outros e ter uma barba de respeito ficou mais simples.

Dicas para cuidar da sua barba

Em 2013, o gasto com cosméticos voltados para o cuidado pessoal masculino aumentaram consideravelmente. Isso mostra que cada vez mais, os homens estão se preocupando com sua aparência e investindo em itens de beleza para si. E como uma grande barba traz consigo grandes responsabilidades, separamos algumas dicas para ter uma barba lenhador para deixar a concorrência morrendo de inveja.

#1 Escolha o desenho certo para a sua barba

Por mais que você tenha uma barba bem grande, ela precisa ter um desenho específico e estar delimitada de alguma forma. Nada de juntar os pelos da barba com os da nuca e que se unem com as sobrancelhas, a menos, é claro, que você seja o Chewbacca. Como não é o caso (assim esperamos!), optar por um desenho que esteja em harmonia com o formato do seu rosto é o primeiro passo para ter uma barba de respeito.

De forma alguma deixe os pelos crescerem desordenadamente, aparando uma vez a cada milênio. Inclusive, em alguns casos você vai precisar pegar uma lâmina e tirar alguns excessos que aparecem com o tempo para manter o desenho e dar uma aparência mais bonita para ela.

#2 Utilize shampoo próprio para a barba

lavar-barba

Sim, amigo, existem shampoo feito exclusivamente para ser usado na barba. Nada de ensaboar com sabão ou sabonete que você lava seu corpo, ok?! Uma higiene adequada começa lavando bem sua barba para tirar impurezas e sujeiras que podem ser absorvidas por ela ao longo do dia. Um dos problemas que se escuta muito de pessoas que deixam a barba crescer é: “Comecei a deixar ela crescer e começou a me dar irritação”. Isso normalmente acontece porque com o crescimento a pele começa a produzir mais células mortas que ficam presas nas cerdas da sua barba.

Cuidar adequadamente significa lavá-la diariamente com um shampoo específico, pois os outros produtos tiram a oleosidade natural da pele e o produto adequado irá proteger a região com uma fórmula que deixará o pH adequado e evitará coceira. Além disso, é muito comum que elas fiquem com cheiro de comida ou de cigarro e uma higiene adequada elimina esses odores, deixando sua barba mais agradável.

#3 Invista em produtos como cremes, óleos e ceras para barba

Só lavar diariamente não irá garantir que os pelos irão ficar alinhados e no desenho desejado. Por isso, investir em produtos como creme para a barba e pomadas ajudam a hidratar a pele e o folículo do cabelo por dentro e por fora, suavizando os fios e prevenindo a descamação, que resulta na chata “beardruff” (caspa de barba).

Já os óleos para barba ajudam a repor os nutrientes dos fios, garantindo que ela fique hidratada. Para obter um melhor efeito no cuidado com a sua barba, esfregue-a levemente com uma escova de cerdas de javali ou massageie com as mãos. Em seguida, penteie com um pente dentado largo algumas vezes, antes de mudar para o lado mais fino para finalizar o acabamento.

#4 Não deixe o bigode cobrir a boca

Convenhamos que é bem improvável que alguém queira sentir algum pelo sobressalente na hora de comer por seu bigode está tão grande que quase tampa a sua boca. Por mais que seja importante cuidar da barba, o bigode também merece atenção para manter o conjunto bonito e apresentável. Logo, o ideal é não permitir que os fios entrem em contato com os alimentos e nem fique sobre a boca.

Para que isso aconteça, sempre aparece o comprimento dos fios com uma máquina de barbear ou uma tesourinha. Basta pentear para baixo e cortar o que está abaixo da linha da boca, dessa forma, você garante que não se acumule resíduos alimentares ou qualquer outro produto.

#5 Mantenha a barba aparada

pentear-barba

Depois de definido o formato, aparar a barba de tempos em tempos é ideal para manter os fios alinhados. Assim como outros pelos do corpo, não há um crescimento regular e uniforme o que resulta, muitas vezes, em tamanhos de fios diferentes. Dessa forma, vá fazendo essa limpeza das orelhas para baixo, na direção do pescoço, para manter um bom nível e comprimento dos fios em toda a extensão do rosto.

Se você está na vibe de deixar a barba crescer e já quer começar a cuidar dela para ficar digna de respeito, a Cosmezi tem uma linha de cuidados para a barba que aliam tecnologia e matérias-primas que regeneram os fios de forma completa. Confira e comece agora mesmo sua rotina de cuidados.

Anterior Como fazer esfoliação sem machucar a pele
Próximo 5 dicas para não danificar os fios ao descolorir

Nenhum comentário

Escreva um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *